Abertura do CEN-E reúne dezenas de convidados para a exibição de “Thames Film” em um barco navegando pelo Guaíba

Abertura CEN-E 01O Cine Esquema Novo Expandido foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 19 de junho, com a exibição de “Thames Film”, do cineasta britânico William Raban (foto acima), convidado do festival. A vinda de Raban ocorre em correalização com a Prefeitura de Porto Alegre / Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e em colaboração com a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre.

A noite foi marcada por um coquetel entre convidados, seguido da exibição do filme em um barco que navegou nas águas do rio Guaíba, tendo a cidade de Porto Alegre como paisagem. No filme, de 1986, Raban tenta traçar uma jornada de 80 quilômetros do coração de Londres até o mar aberto passando pelas costas de Kent e Essex, à bordo de um pequeno bote sobre o rio Tâmisa.

Abertura CEN-E 02

Além de dezenas de convidados, o evento contou com a presença do Prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo; do secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby; do coordenador de cinema, vídeo e fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, Marcus Mello; da presidente da 9a. Bienal do Mercosul / Porto Alegre, Patrícia Druck; de dois dos curadores da 9a. Bienal, Bernardo de Souza e Mônica Hoff; da gerente do Cine Santander Cultural, Helana Oliveira; do gerente artístico da Galeria Ecarta, Leo Felipe; da diretora geral da Fundação Ecarta, Valéria Ochôa; além da diretoria do Instituto Goethe – Porto Alegre; de representantes da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura; e de diversos órgãos de imprensa.

Abertura CEN-E 03

Antes da exibição, Alisson Avila, um dos sócios do CEN, deu as boas vindas aos convidados fazendo uma breve apresentação da programação do festival e Bernardo de Souza, curador de espaço da 9ª Bienal do Mercosul, fez uma apresentação do artista britânico e elencou algumas características importantes de sua obra, pioneira das práticas de Cinema Expandido na Europa. O cineasta também aproveitou a oportunidade comentar a experiência de exibir “Thames Film” a bordo de um barco pelo rio Guaíba. Para Raban, foi uma excelente forma de explorar o potencial de seu filme, ao estimular a audiência a ao tornar a paisagem noturna de Porto Alegre e o próprio rio Guaíba participantes ativos do processo – um aspecto crucial e fundamental para o Cinema Expandido, segundo o artista.

Abertura CEN-E 04

Confira mais fotos aqui.

Em função do fechamento do prédio da Usina do Gasômetro nesta quinta-feira, por determinação da Prefeitura de Porto Alegre, as atividades do CEN programadas para hoje no local (Master Class “Materialidade do Tempo: o suporte fílmico e a cidade”, com William Raban, e abertura de três videoinstalações do artista) foram adiadas. Nas próximas horas serão divulgados nova data e horário.

Saiba mais sobre as atividades com William Raban no CEN-E e as obras do artista que serão exibidas no festival, aqui.

Texto por Gabriela Ramos de Almeida e Jamer G. Mello

Fotos por Roberto Vinicius

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *