A participação de coletivos de realizadores no CEN: Alumbramento (CE)

“Estrada Para Ythaca”

Seguindo com a série sobre os coletivos de produção audiovisual que vêm se destacando a cada edição do CineEsquemaNovo, o tema deste post é o Alumbramento. O grupo é uma “produtora-família” formada há cerca de quatro anos por 13 realizadores cearenses (e dezenas de outros colaboradores) que têm uma produção constante e premiada, realizada sempre por meio de parcerias entre seus integrantes. Um dos projetos mais ambiciosos do grupo foi “Praia do Futuro”, de 2008, um longa-metragem formado a partir de 15 episódios produzidos por 18 cineastas, que apresentam diferentes visões sobre a famosa praia localizada em Fortaleza. Praia do Futuro” foi exibido no CEN 2009.

Ao se apresentar como um filme coletivo, o longa de certo modo sintetiza o que é a essência do Alumbramento. Cada integrante teve liberdade total para criar seu “pedaço” do longa, mas os filmes foram assistidos e discutidos por todo o grupo. Além disso, os realizadores participaram de diferentes etapas dos processos de produção dos trabalhos dos colegas, do elenco à montagem. Assista a “Castelo de Areia”, episódio de “Praia do Futuro” dirigido por Guto Parente e Thaïs Dahas:

Apesar do seu modo todo próprio de produção, o Alumbramento não se define como um movimento ou uma oposição ao cinema que já existe, mas como um grupo que opta por produzir de forma independente, muito e sempre, sem esperar por apoios ou patrocínios e com produções adaptadas aos orçamentos disponíveis. Os filmes realizados pelo Alumbramento vêm colecionando prêmios e exibições Brasil afora. O longa-metragem “Estrada para Ythaca” (2010), dirigido por Guto Parente, Ricardo Pretti, Luiz Pretti e Pedro Diógenes, ganhou os prêmios de Melhor Filme oferecidos pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2010), e participou de festivais e mostras como o 12º BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente, o 5º Festival Latino-Americano de São Paulo e o 10º Indie – Mostra de Cinema Mundial. “Estrada para Ythaca” também foi citado em uma matéria da Cahiers Du Cinèma sobre o novo cinema brasileiro e na revista inglesa Sight & Sound, do British Film Institut. O Alumbramento firmou uma parceria com a distribuidora Vitrine Filmes e o longa vai ser lançado comercialmente ainda em 2011 (veja aqui).

Guto Parente explica que “Estrada para Ythaca” surgiu de uma vontade muito grande que os quatro realizadores tinham de fazer um road movie juntos: “um filme que fosse urgente, sem concessões, e que expressasse nossa maneira de estar no mundo, nossa amizade e nossa paixão pelo cinema. Não dava para esperar. Optamos por abraçar as limitações ao invés de combatê-las. Fizemos um filme de 2 mil reais com 2 mil reais. Buscamos compensar as precariedades com rigor e pensamento de cinema. E nossos sentimentos. Fazer transbordar verdade das precariedades.”

Assista aos trailers de “Estrada para Ythaca”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=iNT2Eahz-Ys]

Na edição de 2008 do CEN, Guto Parente ganhou o prêmio de Melhor Curta por Espuma e Osso, co-dirigido em parceria com Ticiano Monteiro. No CEN 2009, conquistou Melhor Argumento Experimental por Flash Happy Society, e ainda Melhor Direção por Passos no Silêncio. Filmado em 35mm, com fotografia em PB, o belo curta roteirizado, dirigido e montado pelo cineasta recebeu também Menção Honrosa do Júri no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e o Troféu Caríssima Liberdade – 9ª Mostra do Filme Livre.

Assista a Passos no Silêncio:

http://vimeo.com/15580895

O Alumbramento trabalha agora na circulação do seu mais recente filme, “Os Monstros”, nos festivais. O longa estreou na última edição da Mostra de Cinema de Tiradentes e tem direção e atuação conjunta do quarteto responsável por “Estrada para Ythaca”. O filme foi realizado dentro do mesmo modelo de produção, mas dessa vez com mais amigos envolvidos. Segundo Guto Parente, trata-se de um filme urbano e noturno, que fala sobre fracasso, paixão, amizade e resistência. Ainda no primeiro semestre de 2011, os quatro realizadores devem montar outro longa que foi filmado em dezembro.

Outros integrantes do Alumbramento – como Alexandre Veras, Thaïs Dahas, Ivo Parente e Fred Benevides – ganharam editais federais, estaduais e municipais e se preparam para produzir um total de sete filmes neste ano. Assista a um dos trailers de “Os Monstros”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CHaoUg4fEJ0&feature=related]

Leia aqui o que diz Luiz Carlos Merten sobre “Os Monstros” e “Estrada para Ythaca”.

Leia aqui a crítica de “Os Monstros” por João Toledo para a revista de cinema Filmes Polvo.

Gabriela R. Almeida

6 comments for “A participação de coletivos de realizadores no CEN: Alumbramento (CE)

  1. 10/03/2012 at 17:34

    Oi! Vocês têm o link das matérias da Cahiers du Cinema e da Sight & Sound em que eles saíram?

    • Cine Esquema Novo
      20/03/2012 at 17:50

      Oi Anna, este material provavelmente saiu somente em meio impresso, pois não temos suas versões online. Obrigado pelo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *