CEN 2011: inscrições abertas até 17 de janeiro.


A sétima edição do CEN terá prêmios em dinheiro. Confira o video de lançamento feito por Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, com trilha de Márcio Biriato:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lepqv3nx-8o]

Estão abertas até 17 de janeiro as inscrições para seleção nas mostras competitivas do CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre. Um dos eventos de maior reputação do calendário nacional do cinema, graças às sucessivas inovações introduzidas no circuito dos festivais ao longo dos anos, o CEN 2011 terá a sua sétima edição entre os dias 23 e 30 de abril, mantendo a proposta de incentivo à criatividade e à autoria na produção audiovisual independente contemporânea. Desta vez, com a novidade da premiação em dinheiro aos vencedores. O CEN 2011 tem como principal meta abrir ainda mais o cruzamento entre cinema e artes visuais na sala de projeção, um objetivo que vem sendo perseguido pelo encontro desde sua primeira edição, em 2003, e que no próximo ano receberá atenção especial inclusive em suas programações paralelas.

Como em todas as edições anteriores do festival, o CEN 2011 valoriza diferentes gêneros de filmes e técnicas de realização, sem distinção de formatos de captação ou finalização. Assim, são bem-vindas desde produções realizadas em mídias mais atuais como o celular e as câmeras de vídeo digital e fotografia, até os tradicionais formatos de película de 16mm e 35mm, desde que sejam obras que estimulem a reflexão e a pesquisa de linguagens e dialoguem com os princípios do festival: a surpresa, a experimentação, a criatividade e a inovação. Esta proposta, ao lado do convite à inscrição de trabalhos para seleção, será ressaltada este ano por um vídeo realizado pelos artistas visuais Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, já disponível no site do festival e nas redes sociais.

Podem ser inscritos até o dia 17 de janeiro de 2011 filmes de curta, média e longa-metragem produzidos em todos os gêneros e formatos, finalizados a partir de janeiro de 2009 e que não tenham participado das edições anteriores do CEN. Podem participar produções realizadas no Brasil por brasileiros ou estrangeiros, ou ainda no exterior por brasileiros.

Além da seleção para as mostras competitivas do festival, os filmes vão concorrer a prêmios em dinheiro, iniciativa inédita na história do CineEsquemaNovo. Os cinco convidados que vão compor o júri oficial escolherão o Melhor longa-metragem (prêmio de R$ 12.000,00, doze mil reais), Melhor curta ou média-metragem (R$ 5.000,00, cinco mil reais), além de outros filmes de curta, média e longa-metragem que receberão prêmios especiais. Também serão premiados os melhores filmes eleitos pelo público do CEN e pelos alunos da Oficina de Crítica que será realizada durante o evento.

O CineEsquemaNovo 2011 acontece na Usina do Gasômetro, ocupando diferentes espaços do centro cultural, e no Cine Santander Cultural. O festival conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio especial do Santander Cultural.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do festival: www.cineesquemanovo.org

2 comments for “CEN 2011: inscrições abertas até 17 de janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *