CEN + Arsenal em exibição em Berlim: confira a mostra (e programe-se para Novembro no Brasil)

A divulgação da mostra do CEN em Berlin via Arsenal’s Living Archive

Na próxima sexta, dia 25/07, a cidade de Berlim recebe uma mostra que é resultado de dois meses de residência do Cine Esquema Novo em um dos principais acervos audiovisuais da Europa: o Arsenal.

A convite do Goethe-Institut Porto Alegre, o CEN (através dos sócios-curadores Jaqueline Beltrame e Gustavo Spolidoro) realizou uma residência curatorial tendo como matéria-prima as milhares de obras do acervo do Living Archive do Arsenal.

O resultado do processo, para além da mostra da próxima sexta, vai trazer a Porto Alegre uma programação maior, especial e exclusiva para o Cine Esquema Novo 2014 – programado para novembro.

O programa do CEN na Sala 2 do Arsenal Cinema em Berlim do dia 25/08 inclui obras do consagrado artista Jack Smith; descobertas como a alemã Isabell Spengler (foto abaixo); um filme que faz a ponte CEN+Arsenal (“Triangulum”, dos gaúchos Melissa Dullius e Gustavo Jahn); e três trabalhos do sócio-curador do CEN, Gustavo Spolidoro.

PSYCHIC TEQUILA TAROT, de ISABELL SPENGLER (1998)

PSYCHIC TEQUILA TAROT, de ISABELL SPENGLER (1998)

Durante os primeiros 45 dias de residência, o CEN se deleitou com as pérolas no acervo do Arsenal - responsável por organizar, preservar e distribuir milhares de filmes e obras audiovisuais exibidas no Forum e no Forum Expanded do Festival de Cinema de Berlim, bem como produções importantes que diariamente são exibidas em suas duas salas de cinema. A sessão do dia 25 é uma forma de o Cine Esquema Novo retribuir a abertura das portas do acervo para a pesquisa.

Serão exibidos os seguintes filmes:

- “Yellow Sequence”, 1963, do polêmico, visual e sexual artista norte-americando Jack Smith;

- “Home Stories”, 1991, uma colagem de imagens de divas em filmes dos anos 40 a 60 e que cria, narrativamente, um suspense aonde uma(s) mulher(es) sente-se aprisionada em sua própria casa. Direção do alemão Mathias Muller;

- “Psychic Tequila Tarot” (foto em anexo), 1998, de uma das grandes descobertas que o CEN fez em Berlim, a diretora Isabell Spengler. Aqui ela própria interpreta uma errante que leva pessoas para dentro de seu carro para, a partir de toscas cartas de tarô, descobirem seu futuro em goles de tequila e transas fugazes;

- “Triangulum”, 2008, é o filme que faz a ponte entre o CEN e o ARSENAL. Dirigido pelos gaúchos radicados em Berlim, Gustavo Jahn e Melissa Dullius, o filme foi exibido no CEN 2008 e no Festival de Berlim 2009, dentro do Forum Expanded;

- “De Volta ao Quarto 666″ (2008), “Início do Fim”(2005) e “Aos Sonhos Que me Restam – episódio 2 – GOD” são os filmes de Gustavo Spolidoro que também serão apresentados na sessão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *