cinéma copains: intro

O duo de artistas-investigadores Minze Tummescheit e Arne Hector, cofundadores do LaborBerlin, fazem sua primeira incursão pelo Brasil. Além de uma residência artística em Porto Alegre, a dupla exibe obras de sua trajetória e de seu mais recente work in progress, Fictions & Futures #2, na cidade – além de promover uma palestra / exibição aberta ao público.

PF Gastal (Usina do Gasômetro – Av. Pres. João Goulart, 551/3º andar)
Em Construção – Partes 1, 2 e 3 –  23 e 27 de novembro

Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112)
Fictions and Futures #1 – Happiness in the Abstract
– de 14 a 27 de novembro

Filme – Palestra: Fictions and Futures #2:
sábado (22/11) às 10h

*

Arne Hector e Minze Tummescheit são cineastas baseados em Berlim e que trabalham em conjunto desde 2000 como cinéma copains. Seus projetos de longo prazo, que lidam com questões sociais e econômicas, são baseados em pesquisas de vários anos e que se fundamentam no método de “investigação militante” – um trabalho que procura compreender o seu assunto a partir do interior.

Tummescheit e Hector são membros fundadores da LaborBerlin, um laboratório fílmico coletivo dedicado à experimentação e manipulação com filme analógico. No filme-ensaio “Jarmark Europa”, Tummescheit e Hector descreveram a transformação econômica da Europa Oriental, tomando como exemplo o bazar de mesmo nome em um estádio esportivo convertido, em Varsóvia. “Em arbeit” (“Em Construção”, no CEN 2014) é uma série de documentários: um exame fílmico de condições, possibilidades e limites da atividade coletiva. Trata-se de uma série que cria ligações diretas entre grupos de vários países, tornando-se um exercício prático de autoria cooperativa. Ambas as obras estrearam na programação Fórum, do Festival de Berlim.

Para a Trienal de Bergen, a dupla criou a instalação “Fictions and Futures # 1”: uma estudo da colonização do futuro por meio de instrumentos financeiros complexos. Atualmente, cinéma copains trabalham em um documentário sobre o mesmo tema.

1 comment for “cinéma copains: intro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *