Confira os programas com William Raban no CEN-E

A Usina do Gasômetro é a base das atividades envolvendo a presença do artista britânico William Raban em Porto Alegre. Vindo ao Brasil pela primeira vez enquanto convidado especial do Cine Esquema Novo Expandido, Raban é um pioneiro no conceito e na prática do que se convencionou chamar cinema expandido, ultrapassando a sala de cinema e a relação linear entre projeção, plateia e tela de exibição. Alguns de seus trabalhos mais marcantes farão parte da programação do CEN-E na Usina, graças a uma colaboração direta com a Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, ao lado da 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre.

Além de Raban, a programação do CEN-E conta com a participação dos artistas brasileiros convidados Carlosmagno Rodrigues (MG), Distruktur (Melissa Dullius & Gustavo Jahn) (RS – Alemanha), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG), que realizam video instalações na Galeria Ecarta e sessões de cinema e seminários no Santander Cultural. Além disso, um curso (com seleção aberta) ministrado por Maria Helena Bernardes completa a grade de atividades desta edição compacta e especial do CEN, que divulga sua grade oficial nos próximos dias.

No dia 20 de junho, às 18h30 na Sala P. F. Gastal, Raban vai liderar a master class “Materialidade do Tempo: o suporte fílmico e a cidade“, com inscrições abertas para participação. A partir do filme-performance Take Measure (1973), que será reproduzido ao vivo na sala, o artista vai apresentar trechos de diversas obras suas para discutir a utilização do suporte filme na construção de ensaios cinematográficos sobre a cidade de Londres. Confira uma imagem de Take Measure via no.w.here:

take_measure_william_raban_credito_foto_no.w.here

No mesmo dia 20/06, a partir das 20h30, Raban acompanha pessoalmente a abertura de suas video instalações na Usina, abertas ao público até o fim de julho: a Galeria Iberê Camargo (andar térreo) recebe as obras Time and the Wave (2013) e About Now MMX (2010), enquanto que a Galeria Lunara (5º andar) acolhe o video The Houseless Shadow (2011). Confira uma imagem de Time and the Wave, que tem estreia mundial em Porto Alegre e conta com cenas como esta, do funeral de Margareth Thatcher:

William Raban - Time and the wave

 

O britânico completa sua participação no CEN-E na própria abertura do festival, no dia 19/06, quando um barco para convidados vai navegar pelo Rio Guaíba, saindo a partir da Usina do Gasômetro, para projetar seu emblemático longa-metragem Thames Film (1986).

Nascido em Fakenham, Norfolk, em 1948, William Raban formou-se em pintura na St. Martins School of Art, em 1967. Foi diretor do London Filmmaker’s Co-op Workshop (uma associação de cineastas experimentais interessados em explorar criticamente o potencial das imagens em movimento) de 1972 a 1976, além de ter feito parte do coletivo Filmaktion, que movimentou a cena londrina dos anos 1970 com uma série de projetos de cinema expandido recentemente resgatados pelo Tate Modern. Ao longo das décadas realizou mais de 40 filmes, muitos deles têm Londres como tema.  Atualmente é professor de cinema no London College of Communication (University of the Arts London).

 

2 comments for “Confira os programas com William Raban no CEN-E

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *