Entrevista: Rodrigo John (RS), realizador do filme “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”

Algumas perguntas para Rodrigo John, realizador do filme “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, selecionado para a Mostra competitiva de curtas e médias-metragens do CEN 2011.

Sinopse:  Ele é um cachorro. Sua ex, uma cadela. Sua vida, osso duro de roer.

CEN – Um homem / cachorro desiludido, música de Lupicínio Rodrigues, e um corpo se desconstruindo. Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo é um filme sobre amor, certo?

Certo. Mas diria isso sobre qualquer assunto que você propusesse (hehehe). Que bom que deixa dúvida. É sobre amor, sobre o fim do amor, sobre o amor pelo outro e principalmente por si mesmo, que faz um cachorro empreender uma jornada umbigo adentro enquanto o mundo acaba.

CEN –  A animação permite uma maior liberdade criativa, ou achas que um filme como o teu, que retrata uma realidade fantástica, poderia passar a mesma ideia se fosse uma ficção com atores?

Cada linguagem tem seus códigos, oferece suas liberdades e limitações. É engraçada a pergunta, porque a primeira versão do filme seria fotografada, com um ator vestido de cachorro. Na cena do liquidificador, por exemplo, ele liquefaria um cérebro de verdade, misturando o cinza com o vermelho pra ver em que cor dá. Tinha até conseguido um traficante de órgãos (hehehe).  Mas aí o filme foi se levando menos a sério e foi virando desenho. Seria outro filme se fosse por aquele caminho, como poderia ser muitos outros. Aliás, termina sendo mais de um. Até agora o único público fora a equipe, um casal de amigos, discorda completamente sobre que história o filme conta. Eu só ponho lenha na fogueira.

CEN – Fale um pouco sobre teu trabalho com o artista Fábio Zimbres, que já fez a direção de arte de outros filmes teus, como ‘O Limpador de Chaminés’.

Eu sempre começo desenhando, mas aí penso no amigo Fabio morando a algumas quadras, comparo o desenho dele com o meu e corta pra mais um convite. Mas tenho trabalhado com outras pessoas também e assumido mais as minhas coisas. Precisava dar um descanso pro Fabio. É muito bom fazer tudo sozinho também, quando dá. Vira outra coisa, mais livre talvez.

CEN –   No que você está trabalhando neste momento?

Vários projetos sem grana, mas com diversão, entre amigos.

2 comments for “Entrevista: Rodrigo John (RS), realizador do filme “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *