Videoinstalações artistas brasileiros no CEN-E: abertura nesta terça, 25/06

As videoinstalações dos artistas brasileiros convidados do Cine Esquema Novo Expandido serão abertas nesta terça-feira, dia 25/06, em vernissage aberta ao público às 19h na Galeria ECARTA, em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 943). Cinco obras integram a exposição, e duas delas foram concebidas especialmente para o CEN-E: “Tormenta Ressonante”, produzida por Ricardo Alves Jr. em parceria com a atriz e performer Viviane Ferreira, e “Hai Kai, indícios de vida sob a pressão do tempo”, de Sérgio Borges (veja imagem abaixo).

hierarquia a-facebook

A exposição também apresenta o trabalho Lux Interior, da dupla Distruktur, formada por Melissa Dullius e Gustavo Jahn, e os filmes “Flash Happy Society”, de Guto Parente, e “1976 – Lugar Sagrado”, de Carlosmagno Rodrigues.

As obras de Guto Parente e Carlosmagno foram criadas originalmente para o cinema, mas ganharam espaço de exibição em galeria a partir da iniciativa do Cine Esquema Novo Expandido de testar os limites daquilo que se convenciona considerar, de modo bem delimitado, como cinema ou como arte.

Esta discussão está no cerne da proposta do festival desde a sua última edição, em 2011. Ao defender um borramento das fronteiras rígidas entre o cinema e as artes visuais, o CEN-E propôs aos artistas brasileiros, a maioria deles com uma trajetória marcadamente cinematográfica, o desafio de levar suas obras a um espaço expositivo de galeria. Todos os artistas falaram sobre o assunto nas entrevistas que concederam à equipe de produção de conteúdo do CEN (clique para ler: Carlosmagno Rodrigues, Distruktur, Guto Parente, Ricardo Alves Jr., Sérgio Borges).

A abertura da exposição é aberta ao público e as videoinstalações podem ser vistas até o dia 30 de junho na Galeria ECARTA (Av. João Pessoa, 943). Informações sobre as obras estão disponíveis aqui. Abaixo, uma imagem de “Lux Interior”, videoinstalação da dupla Distruktur que integra a exposição.

lux interior CEN

Por Gabriela Ramos de Almeida e Jamer Mello

Imagens: divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *