Videoinstalações dos artistas brasileiros do CEN-E abertas na Galeria ECARTA

Um público formado por dezenas artistas, curadores, realizadores de audiovisual e interessados por artes visuais e cinema circulou na Galeria ECARTA nesta terça-feira, dia 25/06, na abertura das videoinstalações dos artistas brasileiros que compõem a programação do Cine Esquema Novo Expandido. As obras podem ser vistas até o dia 30/06.

Participaram do evento Guto Parente, Carlosmagno Rodrigues e a dupla Distruktur, formada por Melissa Dullius e Gustavo Jahn – todos eles estão em Porto Alegre em função das atividades do CEN-E.

A exposição apresenta cinco videoinstalações: “Lux Interior”, do Distruktur; “1976 – Lugar Sagrado”, de Carlosmagno Rodrigues; “Flash Happy Society”, de Guto Parente; “Tormenta Ressonante”, de Ricardo Alves Jr e Viviane Ferreira e “Hai Kai, indícios de vida sob a pressão do tempo”, de Sérgio Borges (as duas últimas concebidas especialmente para o CEN-E). Abaixo, uma imagem do público assistindo à obra de Sérgio Borges na ECARTA.

ECARTA 2

Trazer para o Cine Esquema Novo Expandido as videoinstalações e exibi-las num ambiente expositivo de galeria faz parte da proposta do festival de refletir sobre as possibilidades de ampliação da experiência do cinema.

Além de obras que foram concebidas originalmente para espaços expositivos – “Lux Interior”, “Tormenta Ressonante” e “Hai Kai, indícios de vida sob a pressão do tempo” -, há também na exposição da ECARTA dois filmes que sempre circularam em salas de cinema e que agora ganharam nova forma e sentidos em função da exibição numa galeria: “1976 – Lugar Sagrado” e “Flash Happy Society” (Leia as entrevistas com Guto Parente e Carlosmagno Rodrigues em que eles comentam a transposição de suas obras cinematográficas para outros espaços). Abaixo, a exibição de “Flash Happy Society” na ECARTA.

ECARTA 3

Além da ECARTA, o Cine Esquema Novo Expandido está ocupando também as galerias Lunara e Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro, com três videoinstalações do artista e cineasta inglês William Raban.

Veja mais fotos da abertura das videoinstalações na ECARTA aqui.

 

Texto por Gabriela Ramos de Almeida e Jamer G. Mello

Fotos por Roberto Vinicius.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *