Inscrições abertas: curso com Maria Helena Bernardes, 22 e 23/06

O filme como território comum às artes visuais e ao cinema: relações entre espaço e tempo – êxtase e movimento” é o nome do curso que acontece no Cine Santander Cultural nos dias 22 e 23 de junho, das 14h às 17h, ministrado pela artista, professora e sócia da Arena Cursos, Maria Helena Bernardes.

O acesso é gratuito e haverá seleção de participantes. É necessário preencher o formulário de candidatura até o dia 10/06. Os selecionados terão sua participação confirmada através de e-mail, enviado pelo CEN-E até o dia 14/06. Os alunos recebem certificado digital do curso, desde que o tenham realizado integralmente.

O objetivo deste ciclo de encontros, parte integrante da programação do Cine Esquema Novo Expandido, é oferecer aos participantes um painel histórico da participação da imagem em movimento como elemento de ligação entre o cinema e as artes visuais. Uma apresentação histórica das fases desta interrelação, partindo do experimentalismo futurista para chegar a expressões mais recentes, como vídeo arte, vídeo performance e filmes de artista. Este panorama histórico destaca momentos cruciais, em que o filme se instaura como uma produção que transcende os limites disciplinares do cinema e das artes visuais.


TÓPICOS

• Painel histórico: a participação do filme nas artes visuais, do Futurismo à cena contemporânea.

• Meados de século: experimentalismo em tempos de guerra: o cinema de Maya Deren e Alexander Hammid. O filme como aventura etnográfica: realidade e fábula em Jean Rouch.

• Vídeo, televisão e street art: Nam June Paik, Ant Farm, Fluxus, Valie Export.

•  O filme na Era Espacial: Michael Snow e Michelangelo Antonioni.

• Cinema, Quasi Cinema e vídeo arte no Brasil / anos 70: Hélio Oiticica, Lygia Pape, Anna Bela Geiger e Letícia Parente.

• A cena contemporânea: quando o cinema ganha a sala de exposição.

 

SERVIÇO

LOCAL: Santander Cultural – Cine Santander Cultural.
Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico

DATA: Sábado e Domingo, 22/06 e 23/06,
das 14h às 17h (com intervalo de 15 minutos)

INSCRIÇÕES: de 29/5 a 10/6.

VAGAS: 85

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *