
Blinder Fleck – Björn Speidel
LaborBerlin (www.laborberlin-film.org) é um coletivo independente de cinema, sem fins lucrativos, aberto a todos os interessados em iniciativas geridas por artistas, especialmente em práticas analógicas abertas a abordagens experimentais e manuais (Do It Yourself) da produção de filmes. O Laboratório é um ponto de encontro para troca e compartilhamento de ideias e experiências acerca da criação fílmica.
FILMES DO PROGRAMA
Fotokino – de Melissa Dullius, Gustavo Jahn - 16mm, color, silent, 3min, 2012
A câmera é um instrumento para transferir imagens da realidade ao filme. Quando alguma coisa passa de um meio a outro, tudo o que resta é ritmo. Fotokino é uma transposição de fotografias, feitas pela dupla de diretores, durante um período de dez anos, para película 16mm. O arquivo de imagens contém registros do dia a dia, amigos, lugares, viagens, e também trabalhos.
As fotografias, originalmente slides coloridos, foram ampliadas por lupa e backlight e reproduzidas quadro a quadro, usando uma truca de animação 16mm. As imagens alteraram-se tanto durante o processo de transferência que acabaram por tornar-se outras.
Blinder Fleck - de Björn Speidel - 16mm, color, silent, 8 min, 2
Blinder Fleck é um filme experimental que busca examinar a si mesmo. Durante a produção, o filme foi submetido a inúmeras inversões. Usando negativos fotográficos, quadros individuais do filme foram expostos em material reversível preto e branco, e depois pintados e copiados novamente para positivo. O elemento gráfico central é um poliedro, girando sobre seu próprio eixo, um trapezoedro triangular truncado.
Invisível no princípio, suas superfícies reflexivas eventualmente surgem como pura luz; essas superfícies refletem preto repetidamente, e imagens de uma família começam a aparecer. O ruído branco é imagem ou sua moldura? A luz dá origem às sombras, ou se irradia para dentro delas? E o que diz o ponto cego sobre uma família?
Sans Lune #1 - de Sophie Watzlawick - 16mm, b&w, silent, 5min, 2014
Fumaça e espelhos
Para engolir a lua
Embalado sopro por sopro
Noite após noite de terra partida
Pfffhp Tt! - de Deborah S. Phillips - 16mm, color, optical sound, 5 min, 2012
Eu queria cuidar de Jack, o gato. As ruas estavam vazias, então subi na bicicleta e desci a Thomasstr. Em seguida, uma luz vermelha e dois carros, apertei os freios.
PFFFHP TT! foi o som que fiz quando atingi o chão.
And the Smile is Red on Red - de Clara Bausch - 16mm, color, optical sound, 7 min, 2014
Nos encontramos no terraço entre o dia e a noite, para iluminar com uma lanterna imagens de jornal. Este filme ensaio é dedicado a revoluções, com foco nos acontecimentos do Cairo após o 28 de janeiro de 2011.
EXIBIÇÃO DO PROGRAMA
Goethe-Institut Porto Alegre - 05/11 – 10h30min
R. 24 de Outubro, 112 – Independência, Porto Alegre – RS