Mostra Arsenal – Programa Isabell Spengler

22 de novembro, sábado, às 18h30
25 de novembro, terça, às 18h30
Sala PF Gastal (Usina do Gasômetro – Av. Pres. João Goulart, 551/3º andar)

Psychic Tequila Tarot
Isabell Spengler; EUA/ALE; 1998; 24min

Captura de ecrã - 2014-11-07, 21.05.36O filme Psychic Tequila Tarot é baseado em uma performance interativa (1996-1998) com o mesmo nome, na qual Isabell Spengler personifica o personagem central, que ilustra o problema da conformidade e a   filosofia de trabalho da humanidade através de um alegoria radical: as realizações femininas vistas como   talento e doença.

É tomando forma de um filme de estrada, que a autobiografia ficcional da autoproclamada cartomante Leila   se desenrola. Escapando da casa, excessivamente liberal, de seus pais, Leila tenta preencher o seu vazio interior, projetando os desejos e problemas dos outros em si mesma. Em uma viagem pela Califórnia, ela convida estranhos para uma leitura grátis de cartas de tarô, regada a tequila, em seu carro, idealisticamente tentando ser um reflexo da outra pessoa e se comportar de uma maneira radicalmente “altruísta”. Isto leva a uma relação simbiótica de exploração mútua.

Enquanto que para os clientes, a excessiva devoção espiritual e corporal de Leila abre a possibilidade de ter seus desejos e impulsos reprimidos refletida, Leila ganha uma identidade cada vez mais comprimida, realizando e personificando esses desejos. Em flashbacks de histórias de sua infância, Leila oferece um vislumbre de como suas convicções e personalidade se desenvolveram.


The Natural Life of Mermaids
Isabell Spengler; EUA; 2004; 10min

Captura de ecrã - 2014-11-07, 21.07.22Contada da perspectiva de um guarda ambiental, o narrador detalha a fauna aquática local e fala sobre a possível presença de sereias no lago Havasu, um destino popular para os amantes de esportes aquáticos durante a primavera no estado do Arizona.


Permanent Residents
Isabell Spengler; EUA/ALE; 2005; 9min30

Captura de ecrã - 2014-11-07, 21.08.05O filme PERMANENT RESIDENTS combina figurinos luxuosos com uma representação em estilo documental de eventos diários, no espaço urbano contemporâneo de Los Angeles. Em enquadramentos compostos em um espaço fantástico de um mundo de imaginação coletiva, expande a perspectiva do espectador em um ambiente em que os a cultura popular, mitos e ficções sociais reverberam. A combinação do “futurismo” dos protagonistas com tarefas diárias banais como limpar, aspirar ou fazer compras produz uma piada que se infiltra subversivamente na aceitação das atividades rotineiras e nas aparências da vida diária que todos nós concebemos.


Vater, Mutter, was soll ich heute filmen? (Father, Mother, what should I film today?)
Isabell Spengler; ALE; 2012; 52min

Captura de ecrã - 2014-11-07, 21.09.16FATHER, MOTHER, WHAT SHOULD I FILM TODAY? é parte de uma série de experimentos com descrição visual, executados por amigos, parentes e o público; entre cineastas, intérpretes e os espectadores. Os experimentos marcam claras posições para aqueles envolvidos atrás, em frente e na imagem do filme.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *