Cine Esquema Novo 2014: no cinema e na galeria. Conheça os destaques da programação

Além de um panorama da produção audiovisual brasileira contemporânea, o CEN recebe uma seleção do Forum Expanded, a seção mais experimental do Festival de Cinema de Berlim; uma mostra exclusiva com grandes nomes do Arsenal, o maior acervo de “filmes de artista” da Europa; e a residência e exibições da dupla de artistas cinéma copains. A entrada é franca
Festival abre dia 13/11 com a exibição do clássico underground “Normal Love” (1963), delírio estético do cultuado Jack Smith (EUA)

 

Programação completa: clique aqui

GUIA POCKET DE PROGRAMAÇÃO PDF: CLIQUE AQUI

De 13 a 27 de Novembro, Porto Alegre recebe a oitava edição do Cine Esquema Novo (CEN), o festival que desde 2003 transita entre o cinema e as artes visuais. Com entrada franca e em diferentes sedes (Sala P.F. Gastal e Galeria Lunara, da Usina do Gasômetro; Galeria da Fundação Ecarta; e Auditório e Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre), o Cine Esquema Novo 2014 exibe e debate obras híbridas, múltiplas e abertas a novas contextualizações, vindas do Brasil e do exterior. Graças a esta abordagem, e em linha com uma mentalidade de “fazer cinema” que conquista cada vez mais protagonismo, o festival reflete uma característica marcante de boa parte do cinema autoral produzido no século XXI: a expansão definitiva da sua representação simbólica para diferentes contextos de exibição e fruição da imagem em movimento.

Abertura e destaques iniciais

O festival abre nesta quinta, 13/11, com a exibição às 20h30 do clássico do cinema underground Normal Love (1963), dirigido por Jack Smith (EUA). Um pilar da arte performática e da experimentação estética norte-americana, Smith influenciou Andy Warhol e é parte das origens da cena nova-iorquina da metade do século 20, além de ser um dos grandes responsáveis pelo estabelecimento das vertentes no-budget, trash e camp do cinema e do audiovisual contemporâneos. Um nome de referência, raramente exibido no Brasil, e que com este filme luxuriante e nunca oficialmente finalizado dá o pontapé inicial a uma temporada de 15 dias de programação do CEN em Porto Alegre.

Outros destaques dos primeiros dias de CEN 2014, para além do início da Mostra Competitiva Brasil nas galerias e sala de cinema, envolvem a reprodução do clássico do cinema expandido “Line Describing a Cone” (1973), de Anthony McCall (EUA) (sexta 14/11 a partir das 21h30 na Sala PF Gastal); e a palestra da curadora do Forum Expanded do Festival de Berlim, Stefanie Schulte Strathaus, no sábado (15/11) a partir das 10h no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.

Destaques da Programação

Todos os dias, a partir de 14 e até 27 de novembro, o CEN oferece videoinstalações permanentes pela manhã e à tarde em 4 espaços da cidade: galerias Ecarta, Lunara (Usina do Gasômetro) e do Goethe-Institut Porto Alegre, que também recebe uma obra no Auditório. Já a Sala P.F. Gastal, da Usina, oferece as sessões de cinema: todos os dias (exceto segundas) às 18h30, 20h e 21h30. Sempre com entrada franca, o CEN 2014 se divide em 4 grandes linhas de programação:

Mostra Competitiva Brasil - Um mergulho na convergência/divergência do cinema e das artes visuais na produção brasileira contemporânea. Um cinema expandido, que leva obras de galerias de arte para salas de cinema e “filmes de cinema” para espaços expositivos. Longas inéditos em Porto Alegre, ao lado de curtas-metragens e obras audiovisuais reconhecidas tanto em festivais de cinema quanto em bienais de arte.

Mostra CEN + Arsenal Berlin - O principal arquivo de filmes de artistas da Europa abriu suas portas para uma residência curatorial do Cine Esquema Novo. Diante de mais de 10.000 obras, o foco voltou-se a quatro nomes que, juntos, traçam um arco histórico representativo da criação audiovisual nas últimas décadas: obras de Jack Smith, Matthias Müller, Ken Jacobs e Isabell Spengler ocuparão espaços da cidade pela primeira vez.

Mostra Ways of Seeing / Forum Expanded - Realizado desde 2006 dentro do Festival de Cinema de Berlim e dedicado a obras que transitam entre o cinema e as artes visuais, o Forum Expanded foi a janela de exibição dos últimos trabalhos de Guy Maddin, Bruce LaBruce e Ken Jacobs na Europa, além de ter recebido regularmente trabalhos de nomes como Harun Faroki e Jonas Mekas. Porto Alegre vai receber algumas das obras mais interessantes já exibidas no Forum Expanded, a divisão mais experimental e disruptiva da Berlinale, em programas montados com exclusividade para o Brasil por sua própria curadora, Stefanie Schulte Strathaus.

Residência cinéma copains - O duo de artistas-investigadores Minze Tummescheit e Arne Hector, cofundadores do LaborBerlin, fazem sua primeira incursão pelo Brasil. Além de uma residência artística em Porto Alegre, a dupla exibe obras de sua trajetória e de seu mais recente work in progress, Fictions & Futures #2.

Outro aspecto importante da programação são as Palestras do CEN, cujas inscrições gratuitas já estão abertas através do site do festival:

- Dia 15/11: Diretamente da Alemanha, a Curadora do Forum Expanded da Berlinale / Festival de Cinema de Berlim, Stefanie Schulte Strathaus, fala sobre “Como os festivais de cinema contemporâneos podem criar um discurso público e um debate sobre o cinema?

- Dia 22/11: A dupla de artistas cinéma copains (Arne Hector e Minze Tummescheit) comenta seu projeto em andamento Fictions and Futures #2, que inclui imagens do Brasil graças à sua residência artística em andamento no Rio Grande do Sul.

- Dia 22/11: Dois dos quatro sócios do CEN, Jaqueline Beltrame e Gustavo Spolidoro, comentam o mergulho curatorial do festival no acervo do Arsenal Berlin, um dos maiores depositários de filmes de artista da Europa.

- Dia 26/11: O CEN recebe um debate sobre as possibilidades de exibição audiovisual em TVs públicas brasileiras.

 

Sessões Especiais

O CEN 2014 se completa com sessões especiais de três filmes: o raro “O Jardim das Espumas” (1970), clássico cult recentemente restaurado de Luiz Rosemberg Filho; “Pierrot Lunaire” (2014), a desvairada adaptação da lenda do pierrô e da colombina, através da obra melodramática de Arnold Schoenberg homônima, dirigida pelo canadense Bruce LaBruce; e a mais recente obra de um dos favoritos do CEN, Andrea Tonacci: “Já Visto Jamais Visto” (2013), que encerra o festival dia 27/11.

 

Links adicionais:

O Cine Esquema Novo 2014 é uma realização da Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (Acendi: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo), com correalização do Goethe-Institut Porto Alegre e da Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Conta com o apoio especial do Arsenal Berlin, Fundação Ecarta, Instituto Estadual do Cinema do RS (Iecine) e Governo do Estado do RS.

Arte / identidade do CEN 2014: Vinicius Stein.

 

 


Informações e declarações para a Imprensa
:

Alisson Avila – Cine Esquema Novo
(51) 9980.0034
alisson.avila@gmail.com
www.cineesquemanovo.org

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *