Oi e Petrobras patrocinam o CEN 2011

Arte CEN 2011

Duas das principais marcas apoiadoras da cultura no Brasil investem no Festival de Cinema de Porto Alegre, que acontece no final de abril.

Festival divulga sua arte oficial: imagem de promoção da sétima edição do CEN é uma recriação da vinheta oficial do encontro audiovisual.

O CineEsquemaNovo 2001 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), que acontece de 23 a 30 de abril em diferentes espaços da cidade, anuncia a Oi e a Petrobras como as principais patrocinadoras do encontro audiovisual, que este ano parte para sua sétima edição.

Através do financiamento das leis federal (Rouanet) e estadual (LIC-RS) de incentivo à cultura, Oi e Petrobras garantem a continuidade de um dos mais conceituados eventos do calendário nacional do setor, graças às sucessivas inovações por ele introduzidas no circuito dos festivais ao longo dos anos. Em 2011, o CineEsquemaNovo mantém e amplia sua proposta de valorizar a criação autoral e promover a aproximação entre a produção cinematográfica e as artes visuais. Por definição, o CEN vai além do “cinema industrial”, de grandes orçamentos e estruturas de produção, para valorizar também os “filmes de processo”, ou “pós-industriais”; os diferentes gêneros e técnicas de realização; e os múltiplos formatos de produção, captação e finalização.

A programação completa do festival será divulgada em março, com amplo incentivo à criatividade e à autoria na produção audiovisual independente contemporânea – e, pela primeira vez, com premiação em dinheiro aos vencedores das mostras competitivas. Esta novidade é proporcionada graças ao patrocínio das duas empresas.

Para a diretora de Cultura da Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, “todos que acompanharam o desenvolvimento do cinema nacional nas últimas décadas sabem a importância que o Rio Grande do Sul teve e tem neste processo. Seja na produção de conteúdo, seja na oferta de um enorme e qualificado casting de atores, diretores e roteiristas”. É por isso que, segundo Maria Arlete, a Oi reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e como fomentadora do cinema, “ao mesmo tempo em que apoia e aplaude a realização deste festival que já se tornou presença obrigatória no calendário do cinema nacional”.

Da parte da Petrobras, o Gestor de Patrocínio, Giuseppe Zani, destaca o investimento feito pela companhia no CineEsquemaNovo desde a sua terceira edição, em 2006. “O projeto já se destacava por uma curadoria diferenciada da sua programação e nesta edição, ao trocar suas datas para abril, também ajuda a corrigir uma distorção no calendário cultural – que, em geral, deixa o primeiro semestre à míngua, concentrando os eventos nos meses finais do ano”.

Festival divulga sua arte oficial para 2011

Após ter disponibilizado, ainda no ano passado, a vinheta para a edição de 2011, o CineEsquemaNovo apresenta agora a arte oficial de sua sétima edição (anexo). Ela foi criada por Pedro Mattos e Tauana Fernandes, da Powww Design, com o apoio de Juliano Cabral. Trata-se de uma ampliação e recriação do universo imagético estabelecido em “Audição”, o vídeo em questão criado por Luiz Roque e Cristiano Lenhardt para promover o festival.

Segundo os designers, o trabalho consiste em uma decupagem dos símbolos de maior importância encontrados na vinheta, seguido por uma “transcriação” de seus significados em elementos gráficos. O objetivo foi construir um projeto de comunicação consistente e, ao mesmo tempo, conectado com a concepção artística do próprio CineEsquemaNovo. “Construímos uma relação metonímica e em tríade para o universo gráfico, assim como acontece no vídeo inicial”, conta Pedro Mattos. “Utilizamos o corpo feminino para traduzir os três elementos sugeridos no vídeo: a deusa (a mulher), o juiz (o olho) e o próprio observador do cartaz, que é o espectador e a terceira parte deste processo de ‘audição’”.

O nome do festival é desenhado sobre a foto da modelo, incitando assim uma sensualidade plástica na mensagem e nas formas. Vale destacar que o ensaio fotográfico que gerou a imagem final tem como modelo Tauana Fernandes, a própria designer que é co-criadora do projeto. O material criado será usado em todas as ações de comunicação e promoção do CineEsquemaNovo: cartazes, redes sociais, site e blog, intervenções urbanas, catálogo oficial e ainda na vinheta que antecederá todas as sessões do festival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *