OJOBOCA

The Masked Monkeys - Anja Dornieden e Juan David González Monroy

The Masked Monkeys – Anja Dornieden e Juan David González Monroy

OJOBOCA  (www.ojoboca.com) são cineastas que residem e trabalham em Berlim. Desde 2010 eles tem trabalhado juntos, formando o duo apelidado de OJOBOCA. Juntos eles praticam o Horrorismo, um método simulado de transformação interior e exterior. Eles apresentaram seu trabalho internacionalmente, em um grande numero de locais e para os mais diversos públicos. Desde 2010 são membros do artist-run film lab LaborBerlin.

 

FILMES DO PROGRAMA

 

The Handeye (Bone Ghosts) - 7 min, 16mm, b&w, english dialogue, 2012 

Uma pulga distinta hipnotiza o fantasma de um homem distinto.

 

Wolkenschatten, 17 min, 16mm, color, german with english subtitles, 2014

Em 1984 uma nuvem gigante envolveu a cidade de Hüllen-Hüllen em escuridão. Um mês depois a cidade estava abandonada. Uma busca levou investigadores a uma caverna na periferia da cidade. Dentro dela uma máquina projetava uma série de imagens sobre toda a superfície da caverna. Por motivos de preservação as imagens foram transferidas para slides de 35mm. Juntamente com a máquina, uma folha de papel coberta com um texto escrito à mão também foi encontrada. Estava intitulada “Wolkenschatten” (sombras de nuvens).

 

The Masked Monkeys, 30 min, 16mm, b&w, english dialogue, 2015

As artes de máscaras da Indonesia são milenares. Elas são comumente chamadas wayang topeng (wayang: sombra ou marionete; topeng: máscara). Acredita-se que as wayang topeng se originam de ritos tribais da morte, em que dançarinos mascarados são considerados intérpretes dos deuses.

Nos degraus mais baixos da sociedade javanesa uma manifestação única dessas tradições de máscaras pode ser encontrada. Seus praticantes são artistas, mas eles não buscam apenas entreter. Seu objetivo não é meramente divertir. Sua ambição é serem respeitados, serem honrados, obterem sucesso. Eles embarcaram em um caminho que acreditam levar a um estado mais elevado, a uma honrada e nobre posição.

 

 

EXIBIÇÃO DO PROGRAMA

Goethe-Institut Porto Alegre - 05/11 – 11h

R. 24 de Outubro, 112 – Independência, Porto Alegre – RS

 

________________________________________________________________________

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *