“Pacific” e “O Sarcófago” são escolhidos melhor longa e melhor curta-metragem do CEN 2011

Confira abaixo a lista de vencedores da sétima edição do CineEsquemaNovo com as respectivas justificativas para os prêmios (clique nos títulos dos filmes para ler as entrevistas concedidas pelos realizadores à equipe do blog do CEN):

LONGAS METRAGENS
(júri: Bruno Vianna, Júlia Rebouças e Roger Lerina)

Pacific

Melhor filme: “Pacific”, de Marcelo Pedroso (PE)
Justificativa: Uma aposta arriscada: orquestrar uma polifonia de narrativas de personagens que não sabem que estão criando uma ficção de si mesmos. Ou sabem? Pacific mergulha na ambigüidade e emerge com um retrato múltiplo que propõe uma nova forma de documentário e, para além disso, trata os personagens com dignidade.

Prêmio especial do júri: “Álbum de Família”, de Wallace Nogueira (BA)
Justificativa: O mote evolui e amadurece no desenrolar do próprio filme. A utilização inteligente e sensível da luz e da montagem conduzem o espectador com interesse crescente pelo desenrolar da história. O desfecho roça perigosamente o sentimental, mas o tom crepuscular mantém até o fim a narrativa a palo seco.

Melhor direção: para Helena Ignez e Ícaro Martins, de “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha” (SP)
Justificativa: O risco de novo: totem do cinema brasileiro, “O Bandido da Luz Vermelha” é revisitado com frescor e despudor graças à mise-en-scene afiada, que extrai do elenco uma atuação com sangue, ritmo e entrega.

Troféu melhor dispositivo: “Chantal Akerman, de Cá”, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira (RJ)
Justificativa: Opção estética que respeita e remete à personagem, o documentário expõe suas entranhas com franqueza ao espectador. Em vez de fragilizar-se, porém, o filme cresce ao incorporar suas insuficiências – e ecoa o próprio desvelamento de Chantal, humanamente imperfeita diante do dispositivo rigoroso.

CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS
(júri: António Manuel Câmara, Leo Felipe e William Hinestrosa)

O Sarcófago

O Sarcófago

Melhor filme: “O Sarcófago”, de Daniel Lisboa (BA)
Muito mais que um registro sobre a atividade artística, “O Sarcófago” é uma imersão no universo enigmático de Jayme Fygura. Não há espaço para didatismo. Montagem expressiva, ritmo e matéria. Um filme sobre a arte.

Prêmios livres:

As Corujas”, de Fred Benevides (CE)
Uma experiência audiovisual plena. As Corujas perturbam a morte e a literatura também está no jogo.

My Way”, de Camilo Cavalcante (PE)
Tristeza e solidão como condutoras de uma narrativa que sai das ruas de um carnaval e atinge verdadeiros outros sentimentos. É bom quando o cinema faz tocar.

Raimundo dos Queijos”, de Victor Furtado (CE)
O duplo olhar do espectador e da câmera constrói uma dialética com humor e leveza. Victor Furtado, diretor e personagem, nos mostra em Raimundo dos Queijos não somente um ambiente familiar urbano de domingo, mas sobretudo um retrato brasileiro.

Filme vencedor do prêmio da crítica: “Ex Isto” de Cao Guimarães (MG)
Pela reinvenção de uma obra literária na linguagem do cinema por meio de um projeto consistente em suas concepções narrativa e visual.

Melhor filme de longa metragem escolhido pelo júri popular: Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, de Helena Ignez e Ícaro Martins (SP)

Melhor filme de curta ou média metragem escolhido pelo júri popular: “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, de Rodrigo John (RS).

Prêmio CineEsquemaNovo: filme “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado.

O CineEsquemaNovo reuniu em Porto Alegre quase 70 convidados, entre realizadores, artistas, curadores, produtores e pesquisadores do Brasil e do exterior, que durante  uma semana transformaram a capital gaúcha num local de reflexão e pensamento a respeito da produção audiovisual contemporânea. Foram exibidos cerca de 80 filmes, 39 nas Mostras competitivas de curtas e longas-metragens e os demais na  mostra internacional ou como filmes convidados. O CEN também trouxe à cidade duas importantes exposições de artes visuais e promoveu eventos como uma sessão Drive In e lançamentos de livros sobre cinema, uma programação em que todos as atividades convergiram para o tema central do festival neste ano, o cruzamento entre o cinema e as artes visuais.

3 comments for ““Pacific” e “O Sarcófago” são escolhidos melhor longa e melhor curta-metragem do CEN 2011

  1. 02/05/2011 at 00:02

    Parabéns para tudo e todos, e que o Brasil consiga enfim, um dia, formar novos espectadores, pois com toda certeza, o CEN esta fazendo sua parte. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *