ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES: convocatória Competição Brasil CEN 2016

Cine_Esquema_Novo_2016_cartaz_oficial_arte_baixa
O festival que promove a Arte Audiovisual Brasileira em seu espectro mais alargado
recebe candidaturas até o dia 19 de junho. Regulamento e ficha de inscrição aqui
Organizadores também apresentam o cartaz oficial do CEN 2016,
uma criação do designer Gustavo Panichi a partir de arte original do artista FVO

Estes são os últimos dias de candidatura de obras audiovisuais para a Competição Brasil do Cine Esquema Novo 2016. O festival que promove a Arte Audiovisual Brasileira em seu espectro mais alargado recebe candidaturas somente até o dia 19 de junho, através deste link, onde é possível acessar o regulamento e a ficha de inscrição.

A curadoria do festival, que há mais de uma década derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais, aceita trabalhos de qualquer duração e formato. Sejam eles concebidos para ambientes de exibição, exposição ou intervenção, sejam eles realizados no Brasil (por brasileiros ou estrangeiros) ou no exterior (por artistas brasileiros). As obras selecionadas poderão ser exibidas em salas tradicionais de cinema, em galerias de arte ou em espaços públicos.

Cartaz Oficial CEN 2016: construção e desconstrução

Foi com esta multiplicidade de possibilidades em mente que o designer Gustavo Panichi criou o cartaz oficial do Cine Esquema Novo 2016, a partir de arte original do artista FVO (aka Fábio Vieira de Oliveira). O trabalho de FVO, todo fundamentado em colagens e sobreposições, foi seu ponto de partida conceitual. “Existe no imaginário público uma proposta padrão sobre aquilo que é ´cinema´”, pontua o designer. “Mas desde sempre que o Cine Esquema Novo extrapola este conceito, que é muito focado na narrativa e na história. O festival brinca, recria, constrói e desconstrói as estruturas daquilo que se entende como formato “normal” de cinema e utiliza a palavra ´cine´ em seu nome quase como uma provocação, um desafio a interpretá-la de outra forma. Rasga-se o molde para compor outro, e procurei traduzir isso no cartaz deste ano”. O conceito de “Arte Audiovisual” defendido pelos curadores Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo completa a criação, enquanto materialização verbal deste contexto.

Sobre o Cine Esquema Novo 2016

O Cine Esquema Novo 2016 acontece de 03 a 10 de Novembro, em Porto Alegre, contemplando além da Competição Brasil outros programas especiais a serem anunciados nos próximos meses. A Competição Brasil vai oferecer, como de costume, um amplo panorama da recente produção autoral e independente do país: desde 2003 que o festival se dedica a selecionar, exibir e debater “filmes” e “não filmes”. Segundo os curadores, “a expectativa é recebermos candidaturas extremamente diversificadas e com várias abordagens formais. Trabalhos exploratórios e orientados para múltiplas direções, seja a partir da lógica do cinema ou das artes visuais, e que representem todos os matizes daquilo que convencionamos chamar Arte Audiovisual Brasileira”.

O CEN é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, com produção da Pátio Vazio, apoio especial do Goethe-Institut Porto Alegre e correalização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura.

FICHA DE INSCRIÇÃO E REGULAMENTO

 

logo CEN 2016

 

 

Comments are closed.