Últimos dias do CEN 2011: projeção da artista israelense Irit Batsry, filme surpresa e premiação

O CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre guardou algumas surpresas para os seus últimos dias. Antes do encontro de premiação, que anunciará os filmes vencedores no sábado (30) a partir das 21h30 na Sala P.F. Gastal, mais dois programas especiais se somam à toda a diversidade de atividades relacionadas ao cinema e às artes visuais nesta sétima edição do CEN.

Na sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30, a videoartista israelense Irit Batsry, que participa do CineEsquemaNovo como convidada, fará uma projeção no pórtico lateral de entrada da Usina do Gasômetro a partir das 21h. O vídeo que será projetado é um registro visual feito na cidade de Milagres, no Ceará, durante o processo de pesquisa de locações para o filme “O Céu de Suely”, de Karim Ainouz. O objetivo da intervenção é alterar por duas noites, através de uma experiência em vídeo, a relação das pessoas com a entrada e a saída da Usina do Gasômetro.

A obra que será projetada se chama “View from Both Sides 1”, parte da instalação “Through the Looking”, e é fruto de uma relação de longa data da artista com o cinema brasileiro. Desde 2001, Irit Batsry tem feito espécies de “não-making ofs” de vários filmes brasileiros e criado instalações com este material. A artista, que vive entre os Estados Unidos e a Europa, já levou seus vídeos e instalações para mais de 35 países e foi premiada por instituições como o Whitney Museum, MoMA, Fundação Guggenheim, a Sociedade de Autores Multimídia de Paris e o Festival de Locarno (Suíça). É possível saber mais no site oficial da artista: http://www.iritbatsry.com/

Projeção Irit Batsry na Usina do Gasômetro – Crédito Betânia Dutra


Filme surpresa e cerimônia de premiação do CineEsquemaNovo

O filme surpresa do CineEsquemaNovo 2011 é “True Love”, do realizador espanhol Ion de Sosa, que será exibido no sábado, às 19h, antes do encontro de premiação do festival. O longa-metragem, que está começando sua trajetória no circuito internacional de festivais,  é resultado de mais de três anos de filmagens em 16mm feitas por Ion Sosa da sua própria realidade e costumes, com o objtivo de contar uma história de amor, sobretudo de amor pelo cinema.

“True Love” é um gesto cinematográfico radical no estilo “faça você mesmo”. Neste seu primeiro filme, Ion de Sosa se coloca à margem não só do cinema comercial espanhol, mas também dos cânones do “cinema de autor” e de um certo estilo documental que se faz presente em boa parte da produção cinematográfica atual da Espanha. Assista aqui ao trailer do filme.

Depois da exibição de “True Love” será realizada a cerimônia de premiação do CineEsquemaNovo 2011. Às 21h30 serão anunciados os vencedores das Mostras competitivas de curtas e médias e de longas-metragens do CEN. Pela primeira vez em sua história o festival oferecerá prêmio em dinheiro ao melhor curta e melhor longa-metragem escolhidos pelo júri de premiação – R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e R$ 12.000,00 (doze mil reais), respectivamente.

2 comments for “Últimos dias do CEN 2011: projeção da artista israelense Irit Batsry, filme surpresa e premiação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *