“Verão de Golias” e “Martha” são os dois longas convidados do CEN 2011

O Cine Santander Cultural é o lugar escolhido para receber as diversas produções internacionais que compõem a programação da sétima edição do CineEsquemaNovo. Além da Mostra Panorama Festivais Internacionais, estão ocorrendo sessões de dois filmes convidados,  Verão de Golias e Martha, distribuídos pela FiGa Films. Leia mais sobre essa parceria entre o CEN e a FiGa Films aqui.

No domingo ocorreu a exibição de Verão de Golias”, de Nicolás Pereda (MEX/CAN/HOL). Um público curioso compareceu à sala do Centro Cultural Santander, e entre os espectadores estava Leonardo Luiz Ferreira, realizador e participante da mostra competitiva de longas com Chantal Akerman, de cá” (RJ/SP). Leonardo, que já havia visto Perpetuum Mobile” (2009), aprecia os elementos utilizados pelo realizador mexicano, como a mescla entre o tom documental e ficcional, além do trabalho com não-atores e um cuidado com a parte sonora da obra. Relacionou obra de Nicolás com as recentes produções filipinas, destacando que acha interessante essa nova cena do cinema mundial. Já para outra espectadora, Aida Wailer Ferraz, o filme trouxe sentimentos ambíguos em relação às situações e pessoas relatadas no filme, achou que havia uma desconexão entre as histórias. Ela destacou que fez uma agenda para poder acompanhar toda a programação do festival e circular pelas diversas salas de exibição. Está bastante interessada pelas produções internacionais que o CEN está trazendo.

 “Verão de Golias”

Martha“, de Marcelino Islas Hernández (MEX) foi exibido na segunda-feira. Com uma história comovente, o filme preza por uma narrativa com muitas pausas, silêncios, gestos e olhares. Leda Carmen Wulff Gobetti, aos 82 anos, saiu do filme, emocionada. Para ela o longa soube representar bem o que a velhice, o final de uma vida. Leda foi a primeira mulher a dar aula de eletromecânica na UFRGS. Com uma posição de esquerda assumida, fez questão de destacar que não suporta filmes norte-americanos e que  gosta muito de frequentar, além do Santander Cultural, o Cine Bancários e a Casa Mario Quintana. “Sou apaixonada por cinema”, enfatizou.

Frame de “Martha”

*Os filmes internacionaisVerão de Goliase Marthapoderão ser vistos no Cine Santander Cultural às 19h, na quarta e quinta, respectivamente.

Francine Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *