Videoinstalações de William Raban seguem abertas ao público até 20/07 na Usina do Gasômetro

_VS_4055No primeiro final de semana de visitação às videoinstalações do artista e cineasta inglês William Raban, o público que esteve nas galerias Iberê Camargo e Lunara, na Usina do Gasômetro, se mostrou bastante interessado nas obras.

Três videoinstalações estão em cartaz nos espaços da Usina, e são trabalhos recentes realizados pelo artista: “About Now MMX”, de 2010, “The Houseless Shadow”, de 2011, e “Time and the Wave”, que teve première mundial no CEN (leia aqui uma entrevista exclusiva em que o cineasta fala sobre a sua trajetória e as obras que integram a programação do festival).

Embora “Time and the Wave” seja a que possui um caráter político mais acentuado, o teor político da obra de Raban aparece nas três videoinstalações. Em “About Now MMX”, o artista apresenta uma reflexão sobre a recessão econômica da Inglaterra a partir de imagens feitas da janela do apartamento 123 do edifício Balfron Tower, onde Raban participou de uma residência artística durante três meses. Explorando recursos de time-lapse, o artista busca com a obra suscitar alguns questionamentos a respeito do que seria uma “exploração visual” da crise econômica e como ela se manifesta nas ruas e no horizonte da cidade. Confira aqui uma imagem de “About Now MMX”.

William Raban - About Now MMX - foto Courtesy of William Raban & LUX, London

 

Já em “The Houseless Shadow”, Raban vale-se de um expediente que é retomado em “Time and the Wave”: parte de escritos de Charles Dickens para apresentar uma visão crítica bastante particular e atual a respeito de questões do seu país. O artista questiona, na sinopse da obra, “O que os aguçados olhos de Dickens para as desigualdades sociais fariam com o crescente número de sem-teto nas ruas desta resplandescente cidade cosmopolita?”.  Oposto ao cinema político de caráter didático, Raban não busca apresentar respostas fechadas mas esboça algumas suposições. Abaixo, uma imagem de “The Houseless Shadow”.

The houseless shadow - Courtesy of William Raban & LUX, London

 

Último trabalho finalizado por William Raban, “Time and the Wave” reúne imagens feitas pelo cineasta em diferentes ocasiões, como a inauguração de um shopping, o protesto Occupy Saint Paul, o cortejo fluvial do jubileu da Rainha Elizabeth e o funeral de Margaret Thatcher. Primeira obra produzida inteiramente em digital pelo artista, “Time and the Wave” recorre a um tom extremamente crítico para abordar a situação econômica do seu país. Num determinado momento, vemos as imagens do funeral de Thatcher enquanto ouvimos Raban narrar parte do ensaio “Trading in Death”, de Dickens, numa oportuna atualização da crítica que o escritor fez, já em 1852, aos “funerais estatais” e todo o dinheiro envolvido no ato de transformar o velório de uma figura pública naquilo que Dickens e Raban consideram um evento grandioso e cafona. O funeral de Thatcher filmado por William Raban:

William Raban - Time and the wave

 

Para o público que visitou as duas galerias onde as obras de William Raban estão expostas, chamou a atenção o tom crítico de “Time and the Wave”. O professor Renato Alves se surpreendeu com a cultura de faturar em cima dos grandes funerais na Inglaterra, e com a atualidade da citação de Charles Dickens, apesar de ser um texto de meados do século XIX. Outro visitante se disse impressionado com o modo de William Raban tratar a cidade, principalmente em “About Now MMX”. “Filmando de um único lugar, a obra consegue mostrar muita coisa interessante da cidade, inclusive detalhes de escritórios em funcionamento”, afirmou.

As três videoinstalações ficam em cartaz nas galerias Iberê Camargo e Lunara, na Usina do Gasômetro, até o dia 20 de julho. Confira aqui como foi a Master Class ministrada por William Raban no Cine Esquema Novo Expandido.

Texto por Gabriela Ramos de Almeida e Jamer G. Mello

Imagens das obras cedidas por William Raban & LUX (Londres)

Foto do público na exposição por Roberto Vinicius

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *