Vinheta promove edital de seleção do CEN 2011

Jovens artistas premiados no Brasil e no exterior assinam vinheta do CineEsquemaNovo 2011

Luiz Roque e Cristiano Lenhardt são os autores de “Audição”, disponível na internet. Inscrições para o festival continuam abertas até o dia 17 de janeiro

 

Dois nomes em ascensão nas artes visuais no Brasil assinam a vinheta que promove o edital de seleção do CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN). A obra “Audição”, com sua trilha e imagens misteriosas, foi criada por Cristiano Lenhardt e Luiz Roque e pode ser assistida aqui:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lepqv3nx-8o&feature=related]

O vídeo “Audição” foi concebido para funcionar como um cartão de visitas na internet do edital para as mostras competitivas do CEN: o festival costuma receber cerca de mil trabalhos para seleção a cada ano, de todos os estilos, gêneros e formatos audiovisuais. Desta vez, os realizadores em cinema e artes visuais podem se inscrever até o dia 17 de janeiro, e os selecionados participarão da programação oficial concorrendo a prêmios em dinheiro para o melhor longa (R$ 12 mil) e melhor curta ou média-metragem (R$ 5 mil), além de outras premiações em serviços.

Os autores do video, Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, são artistas gaúchos que atualmente vivem e trabalham em Recife e São Paulo, respectivamente. Premiados no Brasil e no exterior, os dois acumulam exposições país afora e trazem para o CEN 2011 um trabalho visual em total sintonia com as propostas do festival – de valorizar a criação autoral e promover a aproximação entre a produção audiovisual e as artes visuais.

Ambos já participaram do festival: Cristiano Lenhardt participou de mostras competitivas do CEN em 2003 (a obra “Piscina”) e 2009 (com a obra “Sentinela”). Já Luiz Roque tem uma relação direta com o festival: é o criador do Troféu CineEsquemaNovo, já foi júri e curador da mostra “Cinema de Artista” (em 2006) e ainda teve diversos de seus vídeos exibidos fora de competição. A trilha sonora é de Márcio Biriato, um sound designer sediado no interior do Rio Grande do Sul que, além da dupla, trabalha com vários outros video-realizadores da nova geração.

Frame de “Audição”

Saiba mais sobre os artistas

Cristiano Lenhardt é natural de Itaara e morou em várias cidades antes de se mudar para Recife. Fez graduação em Artes Plásticas na Universidade Federal de Santa Maria e posteriormente viveu em Porto Alegre, onde foi contemplado com a Bolsa Iberê Camargo 2007. Depois de uma passagem pelo Rio de Janeiro, onde realizou exposições e ganhou prêmios, como o Projéteis da Arte contemporânea, da FUNARTE, Cristiano Lenhardt fixou residência em Recife. Na capital pernambucana, ele também vem realizando exposições individuais e acumulando premiações, a exemplo do Prêmio Concurso videoarte, da Fundação Joaquim Nabuco, e da Bolsa Prêmio 26º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Além dos trabalhos com vídeo, Cristiano Lenhardt trabalha também intervenções urbanas. Na última edição da Bienal do Mercosul, em 2009, realizou a performance Ao Vivo, assim definida pelo artista: “Solenidade de hasteamento da bandeira Ao Vivo. Estado de presença. Coexistência de universos.” Assista ao video da performance:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ztSis_L-oJM]

Já Luiz Roque, nascido em Cachoeira do Sul, trabalha com filme, vídeo, fotografia e projetos com o uso de luz neon. Realizou exposições individuais em espaços como o Paço das Artes, em São Paulo, e Ateliê Subterrânea, em Porto Alegre. Também participou de importantes mostras coletivas, como a Video Links Brazil (Tate Modern, Londres, 2oo7) e a 12ª Biennnial de L’image en Mouvement (CIC, Genebra, 2oo7), com o vídeo Projeto Vermelho. Como diretor de arte cinematográfico, já trabalhou em parceria com Beto Brant, Marco Ricca, Gustavo Spolidoro, e assina o inédito “Bruna Surfistinha”.

Tanto Cristiano Lenhardt quando Luiz Roque tiveram trabalhos incluídos na mostra Constructions Views: experimental film & video from Brazil, realizada no New Museum, em Nova Yorque, que contou ainda com vários vídeos que já passaram pelo CineEsquemaNovo, de realizadores como Marcellvs L., Cao Guimarães, Gustavo Jahn e Guto Parente.

1 comment for “Vinheta promove edital de seleção do CEN 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *