Abertura do CEN-E reúne dezenas de convidados para a exibição de “Thames Film” em um barco navegando pelo Guaíba

Abertura CEN-E 01O Cine Esquema Novo Expandido foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 19 de junho, com a exibição de “Thames Film”, do cineasta britânico William Raban (foto acima), convidado do festival. A vinda de Raban ocorre em correalização com a Prefeitura de Porto Alegre / Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e em colaboração com a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre.

A noite foi marcada por um coquetel entre convidados, seguido da exibição do filme em um barco que navegou nas águas do rio Guaíba, tendo a cidade de Porto Alegre como paisagem. No filme, de 1986, Raban tenta traçar uma jornada de 80 quilômetros do coração de Londres até o mar aberto passando pelas costas de Kent e Essex, à bordo de um pequeno bote sobre o rio Tâmisa.

Abertura CEN-E 02

Além de dezenas de convidados, o evento contou com a presença do Prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo; do secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby; do coordenador de cinema, vídeo e fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, Marcus Mello; da presidente da 9a. Bienal do Mercosul / Porto Alegre, Patrícia Druck; de dois dos curadores da 9a. Bienal, Bernardo de Souza e Mônica Hoff; da gerente do Cine Santander Cultural, Helana Oliveira; do gerente artístico da Galeria Ecarta, Leo Felipe; da diretora geral da Fundação Ecarta, Valéria Ochôa; além da diretoria do Instituto Goethe – Porto Alegre; de representantes da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura; e de diversos órgãos de imprensa.

Abertura CEN-E 03

Antes da exibição, Alisson Avila, um dos sócios do CEN, deu as boas vindas aos convidados fazendo uma breve apresentação da programação do festival e Bernardo de Souza, curador de espaço da 9ª Bienal do Mercosul, fez uma apresentação do artista britânico e elencou algumas características importantes de sua obra, pioneira das práticas de Cinema Expandido na Europa. O cineasta também aproveitou a oportunidade comentar a experiência de exibir “Thames Film” a bordo de um barco pelo rio Guaíba. Para Raban, foi uma excelente forma de explorar o potencial de seu filme, ao estimular a audiência a ao tornar a paisagem noturna de Porto Alegre e o próprio rio Guaíba participantes ativos do processo – um aspecto crucial e fundamental para o Cinema Expandido, segundo o artista.

Abertura CEN-E 04

Confira mais fotos aqui.

Em função do fechamento do prédio da Usina do Gasômetro nesta quinta-feira, por determinação da Prefeitura de Porto Alegre, as atividades do CEN programadas para hoje no local (Master Class “Materialidade do Tempo: o suporte fílmico e a cidade”, com William Raban, e abertura de três videoinstalações do artista) foram adiadas. Nas próximas horas serão divulgados nova data e horário.

Saiba mais sobre as atividades com William Raban no CEN-E e as obras do artista que serão exibidas no festival, aqui.

Texto por Gabriela Ramos de Almeida e Jamer G. Mello

Fotos por Roberto Vinicius

Patrocínio

Patrocínio PetrobrasPatrocínio Governo Federeal
Correalização

Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre
Colaboração

Colaboração Fundação Bienal do Mercosul
Apoio

Apoio Ecarta Apoio Santander Cultural

Links | Coletivos

Links | Festivais

Links | Outros

Siga o CEN


© 2013 Cine Esquema Novo Expandido