CEN Expandido: Cine Esquema Novo realiza edição especial em junho

Festival terá cinco cineastas brasileiros representativos da expansão da linguagem cinematográfica no século 21 e traz, pela primeira vez ao Brasil, o artista inglês William Raban

CEN-E conta com o patrocínio da Petrobras, correalização da Prefeitura de Porto Alegre e colaboração com a 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre

 

Entre os dias 19 e 30 de junho, acontece em Porto Alegre uma edição especial do Cine Esquema Novo, que traz pela primeira vez ao Brasil o artista inglês William Raban – um pioneiro no conceito e na prática de um cinema expandido e cuja carreira é dedicada à realização de filmes que extrapolam os formatos tradicionais. A partir da obra de Raban e de cinco cineastas brasileirosCarlosmagno Rodrigues (MG), Distruktur (Melissa Dullius & Gustavo Jahn) (RS – Alemanha), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG), o Cine Esquema Novo Expandido (CEN-E) vai discutir as práticas artísticas e as transformações do audiovisual no século 21.

Assista aqui à vinheta do CEN-E, criada por Vinicius Stein:

 

O evento será realizado em diversos espaços da cidade e sua programação está focada, além da obra de Raban, na produção desses autores brasileiros que desenvolveram suas trajetórias ao longo dos últimos dez anos. “São cineastas/artistas cujas trajetórias se misturam com a história do Cine Esquema Novo, e que projetaram seus trabalhos ao longo dos anos para alcançar espaços como os festivais de cinema de Cannes, Locarno, Marselha e Berlim, bem como as Bienais de São Paulo, Lyon e Istambul”, explicam em comunicado os cinco sócios-curadores do festival: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo.

A programação do Cine Esquema Novo Expandido conta com exibição de filmes em sala de cinema e de obras audiovisuais em espaços expositivos e ambientes públicos de Porto Alegre. O inglês William Raban, que vem pela primeira vez ao Brasil através de uma parceria do CEN com a Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e colaboração com a 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre, apresentará seu Thames Film (1987) em uma projeção especial a bordo de um barco sobre o Rio Guaíba, na abertura das atividades no dia 19/06.

William Raban - "Thames Film"

“Thames Film”, de William Raban, será exibido em um barco no Rio Guaíba na abertura do CEN-E dia 19 de junho

 

Raban é o nome central da ocupação do CEN-E no Centro Cultural Usina do Gasômetro, onde ministra uma Master Class (Sala P. F. Gastal) e realiza videoinstalações também inéditas no país (Galeria Lunara e Galeria Iberê Camargo), que permanecerão na cidade até o final de julho. O artista volta a representar a colaboração entre o CEN e a Bienal no final do ano, durante a 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre (setembro a novembro), quando seus filmes serão exibidos em sessões conjuntas com obras do acervo CEN que dialogam com o trabalho do artista inglês.

Os artistas brasileiros convidados terão sessões de cinema retrospectivas dedicadas exclusivamente aos seus trabalhos no Cine Santander Cultural, encontros comentados com público e crítica sobre o cruzamento entre cinema e arte, além de videoinstalações inéditas na Galeria Ecarta.

O CEN-E também oferecerá atividades educativas e reflexivas, como uma sequência de workshops sobre a evolução da Arte Audiovisual ministrada pela Arena Cursos no Santander Cultural.

Esta programação especial em junho é um evento preparatório para a 8ª edição do Cine Esquema Novo, que será realizada em 2014, inaugurando uma nova fase do festival. O CEN passará a ser realizado de dois em dois anos e ao longo de 30 dias, formalizando a ampliação de seu campo de atuação para outras formas de expressão e exibição audiovisual, além dos filmes em formatos tradicionais.

Com patrocínio da Petrobras, o Cine Esquema Novo Expandido é uma realização da Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (ACENDI), em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura e em colaboração com a 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre. O CEN-E conta com o apoio do Santander Cultural / Cine Santander Cultural e da Galeria Ecarta, e sua identidade visual é uma criação do artista e designer Vinicius Stein.

 

Patrocínio

Patrocínio PetrobrasPatrocínio Governo Federeal
Correalização

Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre
Colaboração

Colaboração Fundação Bienal do Mercosul
Apoio

Apoio Ecarta Apoio Santander Cultural

Links | Coletivos

Links | Festivais

Links | Outros

Siga o CEN


© 2013 Cine Esquema Novo Expandido