Cine Esquema Novo Expandido traz a Porto Alegre seleção exclusiva da seção Forum / Forum Expanded do Festival de Berlim

A “programação mais ousada da Berlinale” ganha uma semana dedicada a alguns dos seus principais filmes e videoinstalações exibidos na edição deste ano do festival alemão
De 03 a 08 de Novembro, Porto Alegre recebe a edição 2015 do Cine Esquema Novo Expandido – a mostra especial do festival Cine Esquema Novo que, intercalada a cada ano com sua versão principal e competitiva, oferece ao público de Porto Alegre um recorte mais específico das relações entre o cinema autoral e a videoarte no Brasil e no mundo.

Este ano, o CEN-E dedica-se a levar com exclusividade à capital gaúcha uma curadoria de obras exibidas no último mês de Fevereiro na seção Forum / Forum Expanded: oficialmente, “a programação mais ousada do Festival de Cinema de Berlim”. O Forum surgiu nos anos 1970, enquanto contraponto cultural e narrativo à competição mainstream da Berlinale. Os filmes do Fórum equilibram-se sempre na fértil linha que perpassa a arte e o cinema – explorando, segundo seus curadores alemães, “o Avant Garde, as obras experimentais, os ensaios, as observações de longo prazo, a reportagem política e as paisagens cinematográficas que ainda estão por ser descobertas”. Trata-se de uma missão de referência no panorama audiovisual global, e que tornou-se ainda mais aguda a partir de 2006 com a implementação do Forum Expanded – o programa que ocupa diversos espaços da cidade de Berlim com filmes, vídeos, instalações e trabalhos de performance, “fornecendo uma perspectiva crítica e um sentido expandido para a cinematografia”.

E é sobre este universo que os curadores convidados e sócios do CEN, Gustavo Spolidoro e Jaqueline Beltrame, trabalharam para montar a  programação que chega a Porto Alegre em Novembro, com entrada gratuita, e que será divulgada em breve. Para Jaqueline e Spolidoro, esta será uma seleção marcada por um olhar artístico que percorre caminhos pouco explorados. “São trabalhos que transitam entre espaços e plataformas, seja na sala de cinema ou na galeria, apresentando uma liberdade formal e narrativa aberta a radicalismos, estranhamentos e ebulição social”.

O Cine Esquema Novo Expandido é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, com correalização da Prefeitura de Porto Alegre – Coordenação de Cinema, Video e Fotografia e Goethe-Institut Porto Alegre. Programação atualizada a partir de outubro em www.cineesquemanovo.org.

Patrocínio

Patrocínio PetrobrasPatrocínio Governo Federeal
Correalização

Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre
Colaboração

Colaboração Fundação Bienal do Mercosul
Apoio

Apoio Ecarta Apoio Santander Cultural

Links | Coletivos

Links | Festivais

Links | Outros

Siga o CEN


© 2013 Cine Esquema Novo Expandido