Curso com Maria Helena Bernardes discute a relação entre cinema e artes visuais

No final de semana, dias 22 e 23 de junho, aconteceu no Cine Santander Cultural o curso “O filme como território comum às artes visuais e ao cinema: relações entre espaço e tempo – êxtase e movimento”, ministrado por Maria Helena Bernardes, artista, professora e sócia da Arena Cursos.

1

Os participantes tiveram contato com um panorama histórico e teórico da incorporação do movimento como elemento das artes visuais. Foram apresentadas as principais fases históricas desta relação, partindo dos primeiros experimentos feitos para captar o movimento dos objetos no final do século 19 (Étienne-Jules Marey e Eadweard Muybridge), passando pelas vanguardas artísticas do início do século 20 (surrealismo e futurismo), pelo cinema experimental dos anos 1940 e 1950 (Moholy-Nagy e Maya Deren), pelos primeiros experimentos com o vídeo (Nam June Paik e o grupo Fluxus), até os momentos mais recentes das videoinstalações e do cinema expandido (Bill Viola e William Raban).

Este panorama acabou destacando alguns dos momentos essenciais das inúmeras e complexas relações da imagem em movimento com a arte contemporânea, tentando evidenciar uma produção que transcende os limites disciplinares do cinema e das artes visuais. Neste contexto foi dada uma atenção especial ao papel do vídeo, de seu surgimento como materialidade da imagem e tudo o que ele implica, tomando como preocupação central os cruzamentos entre o cinema e as imagens eletrônicas. As formas híbridas entre a experiência das artes visuais e do cinema na criação de novas relações entre espaço e tempo para o envolvimento sensorial do espectador também foram destacadas durante o curso.

7

Texto por Gabriela Ramos de Almeida e Jamer G. Mello

Fotos por Roberto Vinicius

Patrocínio

Patrocínio PetrobrasPatrocínio Governo Federeal
Correalização

Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre
Colaboração

Colaboração Fundação Bienal do Mercosul
Apoio

Apoio Ecarta Apoio Santander Cultural

Links | Coletivos

Links | Festivais

Links | Outros

Siga o CEN


© 2013 Cine Esquema Novo Expandido