“Pacific” e “O Sarcófago” são escolhidos melhor longa e melhor curta-metragem do CEN 2011

Confira abaixo a lista de vencedores da sétima edição do CineEsquemaNovo com as respectivas justificativas para os prêmios (clique nos títulos dos filmes para ler as entrevistas concedidas pelos realizadores à equipe do blog do CEN):

LONGAS METRAGENS
(júri: Bruno Vianna, Júlia Rebouças e Roger Lerina)

Pacific

Melhor filme: “Pacific”, de Marcelo Pedroso (PE)
Justificativa: Uma aposta arriscada: orquestrar uma polifonia de narrativas de personagens que não sabem que estão criando uma ficção de si mesmos. Ou sabem? Pacific mergulha na ambigüidade e emerge com um retrato múltiplo que propõe uma nova forma de documentário e, para além disso, trata os personagens com dignidade.

Prêmio especial do júri: “Álbum de Família”, de Wallace Nogueira (BA)
Justificativa: O mote evolui e amadurece no desenrolar do próprio filme. A utilização inteligente e sensível da luz e da montagem conduzem o espectador com interesse crescente pelo desenrolar da história. O desfecho roça perigosamente o sentimental, mas o tom crepuscular mantém até o fim a narrativa a palo seco.

Melhor direção: para Helena Ignez e Ícaro Martins, de “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha” (SP)
Justificativa: O risco de novo: totem do cinema brasileiro, “O Bandido da Luz Vermelha” é revisitado com frescor e despudor graças à mise-en-scene afiada, que extrai do elenco uma atuação com sangue, ritmo e entrega.

Troféu melhor dispositivo: “Chantal Akerman, de Cá”, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira (RJ)
Justificativa: Opção estética que respeita e remete à personagem, o documentário expõe suas entranhas com franqueza ao espectador. Em vez de fragilizar-se, porém, o filme cresce ao incorporar suas insuficiências – e ecoa o próprio desvelamento de Chantal, humanamente imperfeita diante do dispositivo rigoroso.

CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS
(júri: António Manuel Câmara, Leo Felipe e William Hinestrosa)

O Sarcófago

O Sarcófago

Melhor filme: “O Sarcófago”, de Daniel Lisboa (BA)
Muito mais que um registro sobre a atividade artística, “O Sarcófago” é uma imersão no universo enigmático de Jayme Fygura. Não há espaço para didatismo. Montagem expressiva, ritmo e matéria. Um filme sobre a arte.

Prêmios livres:

As Corujas”, de Fred Benevides (CE)
Uma experiência audiovisual plena. As Corujas perturbam a morte e a literatura também está no jogo.

My Way”, de Camilo Cavalcante (PE)
Tristeza e solidão como condutoras de uma narrativa que sai das ruas de um carnaval e atinge verdadeiros outros sentimentos. É bom quando o cinema faz tocar.

Raimundo dos Queijos”, de Victor Furtado (CE)
O duplo olhar do espectador e da câmera constrói uma dialética com humor e leveza. Victor Furtado, diretor e personagem, nos mostra em Raimundo dos Queijos não somente um ambiente familiar urbano de domingo, mas sobretudo um retrato brasileiro.

Filme vencedor do prêmio da crítica: “Ex Isto” de Cao Guimarães (MG)
Pela reinvenção de uma obra literária na linguagem do cinema por meio de um projeto consistente em suas concepções narrativa e visual.

Melhor filme de longa metragem escolhido pelo júri popular: Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, de Helena Ignez e Ícaro Martins (SP)

Melhor filme de curta ou média metragem escolhido pelo júri popular: “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, de Rodrigo John (RS).

Prêmio CineEsquemaNovo: filme “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado.

O CineEsquemaNovo reuniu em Porto Alegre quase 70 convidados, entre realizadores, artistas, curadores, produtores e pesquisadores do Brasil e do exterior, que durante  uma semana transformaram a capital gaúcha num local de reflexão e pensamento a respeito da produção audiovisual contemporânea. Foram exibidos cerca de 80 filmes, 39 nas Mostras competitivas de curtas e longas-metragens e os demais na  mostra internacional ou como filmes convidados. O CEN também trouxe à cidade duas importantes exposições de artes visuais e promoveu eventos como uma sessão Drive In e lançamentos de livros sobre cinema, uma programação em que todos as atividades convergiram para o tema central do festival neste ano, o cruzamento entre o cinema e as artes visuais.

Patrocínio

Patrocínio PetrobrasPatrocínio Governo Federeal
Correalização

Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre Correalização Secretaria de Cultura de Porto Alegre
Colaboração

Colaboração Fundação Bienal do Mercosul
Apoio

Apoio Ecarta Apoio Santander Cultural

Links | Coletivos

Links | Festivais

Links | Outros

Siga o CEN


© 2013 Cine Esquema Novo Expandido