Ministério da Cultura apresenta:
A partir de quarta-feira, 4 de fevereiro, o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira está com as inscrições abertas para a Mostra Competitiva Brasil de sua 16ª edição. Os interessados devem acessar o formulário de inscrição e o regulamento até 23h59 de 09 de março de 2026. O festival, que desde 2003 prioriza as diferentes escolhas estéticas, formais e conceituais de obras audiovisuais, aceitará em seu processo de curadoria obras finalizadas a partir de 2 de dezembro de 2024, que não tenham sido inscritas anteriormente no festival e que não tenham estreado em circuito comercial de cinema, nem tenham sido exibidas em televisão aberta, por assinatura ou disponibilizadas de forma aberta em plataformas de streaming. Podem se inscrever trabalhos realizados no Brasil por brasileiros ou estrangeiros, assim como obras produzidas no exterior por realizadores brasileiros. Não há restrição de duração ou formato. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre com financiamento por meio da Lei Rouanet e da Política Nacional Aldir Blanc, com patrocínio do Itaú Unibanco.
O Cine Esquema Novo chega a sua 16ª edição com programação gratuita, que ocorrerá de 25 de junho a 5 de julho de 2026, incluindo exibições de obras em salas de cinema e espaços expositivos, debates, seminário e oficinas. As inscrições selecionadas concorrem entre si, independente de duração e formato. “O CEN é um festival que busca apontar para diferentes caminhos, tendo na experimentação, na pesquisa por novas estéticas e podemos até dizer, na vanguarda audiovisual, estabelecer relações entre obras e diálogo com o público, explorando também a experiência coletiva nos espaços em que são exibidas”, afirmam os organizadores e curadores do CEN, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo. Integram também o time de curadores a video artista Kamyla Belli e o artista visual Dirnei Prates.
O CEN mantém a linha que orienta o festival desde sua criação: a busca por peças audiovisuais capazes de provocar deslocamentos, com força autoral, invenção formal e risco estético. O interesse da curadoria não está apenas nas obras individualmente, mas também nas relações que elas estabelecem entre si e nas estratégias de exibição propostas ao público — seja na construção dos programas de sala, na ocupação de espaços expositivos ou na viabilização de performances ao vivo.
Ao longo de suas edições, o festival já impactou mais de 85.500 pessoas, entre público presencial e online, e exibiu mais de 1.345 obras. Com uma programação democrática e plural, as mostras refletem e legitimam a diversidade da produção audiovisual brasileira, priorizando dar visibilidade a cineastas e artistas visuais que utilizam o audiovisual como ferramenta de experimentação de linguagem, ao mesmo tempo em que abordam temáticas que refletem pautas centrais da sociedade contemporânea.
O Caderno de Artista, formato lançado em 2021 e repetido em 2025, segue em 2026. O Caderno de Artista é um ambiente online construído em parceria com cada um dos selecionados e estará disponível no site do CEN, em uma página dedicada ao universo criativo de cada artista. Nela, será possível compartilhar materiais sobre processos de criação, além de biografia, referências e entrevistas realizadas pela equipe do festival. “O Cine Esquema Novo sempre prezou pela construção cuidadosa das relações entre os filmes dentro da programação e pelo diálogo entre diferentes espaços. Os Cadernos de Artista ampliam essa experiência, aprofundando o contato entre obras e público”, destacam os organizadores.
O grupo de curadores também avalia as obras inscritas neste processo considerando a Mostra Outros Esquemas, de caráter não competitivo. Criada em 2019 para acolher e ampliar os espaços de visibilidade para peças audiovisuais que se diferenciam nos recortes curatoriais da Mostra Competitiva Brasil mas se destacam por sua potência temática e afetiva, a Outros Esquemas é mais um espaço de circulação e encontro para produções singulares no festival.
O Júri Oficial, divulgado em breve, será responsável por conceder o Grande Prêmio 16º Cine Esquema Novo e até cinco Prêmios Especiais do Júri, que poderão ser outorgados livremente dentre todas as obras em competição.
O Cine Esquema Novo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Financiamento por meio da Lei Rouanet e da Política Nacional Aldir Blanc, com patrocínio do Itaú Unibanco. Acompanhe também nossas redes sociais: www.facebook.com/cineesquemanovocen | www.instagram.com/cine_esquema_novo

