Festival selecionará três aprendizes remunerados que acompanharão as atividades das equipes de produção, programação e comunicação do festival
O CEN é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura. Financiamento Iecine, Pro-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do RS. Evento ocorrerá de 14 a 23 de fevereiro, com entrada franca
Estão abertas até 10 de janeiro as inscrições para a seleção do programa de capacitação de novos talentos do 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, que ocorre de 14 a 23 de fevereiro, com entrada franca, em diversos espaços de Porto Alegre. A iniciativa retoma, de forma aprofundada e melhor estruturada, uma ação espontânea executada na 14ª edição do festival. O Programa de Capacitação Novo Talentos ocorre através da contratação de aprendizes remunerados para integrarem as equipes de produção, programação e comunicação do festival. O programa tem como objetivo oportunizar a entrada no mercado de trabalho na área do audiovisual e da cultura para aprendizes. O processo seletivo priorizará a contratação de PCDs, Transexuais, Negros, Ciganos, Quilombolas, Indígenas e Mulheres.
A inscrição é feita através de formulário online, de forma simples, uma vez que o objetivo é abrir espaço para pessoas sem experiência prévia, por isso não há obrigatoriedade de envio do currículo. É necessária apenas uma carta de apresentação e interesse. “Sabemos que existem muitas barreiras para ingressar no mercado. Este ação busca justamente servir de porta de entrada para pessoas cujo acesso a oportunidades é ainda mais restrito. A partir dessa participação, já é possível iniciar um currículo na área cultural”, revelam os organizadores do evento, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo.
O trabalho será remunerado e terá duração de um mês entre o final de janeiro e final de fevereiro de 2025. As atividades serão desempenhadas de forma híbrida: remota durante o período de pré-produção e presencial durante o evento (de 14 a 23 de fevereiro) no centro histórico de Porto Alegre. A orientação e supervisão de cada participante é de responsabilidade dos gestores de cada uma das três equipes citadas acima. As inscrições ocorrem até 10 de janeiro.
O evento é realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo Iecine, Pro-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do RS.
Sobre a 15ª edição do CEN
O Cine Esquema Novo chega a sua 15ª edição com programação gratuita, que ocorrerá de 14 a 23 de fevereiro de 2025, incluindo exibições de filmes em salas de cinema e espaços expositivos, debates, seminário e oficinas. A programação ocupará a Cinemateca Capitólio, Goethe-Institut Porto Alegre, Cinemateca Paulo Amorim, MAC RS- Museu de Arte Contemporânea do RS, Casa Baka, além de espaços da Casa de Cultura Mário Quintana.
Criado em Porto Alegre em 2003, o CEN já realizou, além de mostras competitivas, diversas programações com produções fundamentais dentro da história do cinema independente, videoarte, cinema de artista e cinema expandido, além de oficinas, debates e seminários, fomentando a formação de público de Arte Audiovisual, estimulando a produção na área e construindo um espaço de referência, proporcionando um rico intercâmbio entre realizadores, público e instituições. “Além de propor uma reflexão sobre o audiovisual, buscando romper barreiras estéticas e de formato, uma grande realização é ver o CEN como um evento de formação de público e desenvolvimento de projetos e realizadores”, afirmam os criadores do festival. Nestas 14 edições, foram inúmeras parcerias com outros festivais, eventos e instituições, como Festival de San Sebastián (Espanha), Cine Humberto Mauro (MG), Goethe-Institut Porto Alegre, Arsenal Institut (Alemanha), Semana dos Realizadores (RJ), Bienal do Mercosul (RS), Bafici (Argentina), Fuso Lisboa e Temp d’Images (Lisboa), entre outros.
A programação completa, assim como os artistas selecionados para a Mostra Competitiva Brasil,será anunciada em breve. O Cine Esquema Novo é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem. Projeto realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura. Financiamento Iecine, Pro-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do RS.