CADERNOS DE ARTISTA
Dynamite Som – O Futuro é Lamento Negro
2026, 20min, PE
30/06 | 19h
Cinemateca Capitólio
Dynamite Som – O Futuro é Lamento Negro
As jovens Aleph e Dandara vivem num tempo onde não existe música nem dança. Proibido se divertir! Elas intuem que uma viagem ao passado para recuperar essas memórias apagadas pode transformar o seu presente. Encontram o grupo afro cultural Lamento Negro de Peixinhos, Olinda, e, juntos, planejam mandar esses arquivos para o futuro!
Ficha técnica
Direção: Lia Letícia e Pedro Severien
Roteiro: Lia Letícia, Marcelo Costa e Pedro Severien
Produção: Mestre Maia, Lia Letícia e Pedro Severien
Produção Executiva: Orquestra Cinema Estúdios
Direção de Fotografia: Pedro Maia de Brito
Direção de Arte: Lia Letícia
Som: Priscila Nascimento
Montagem / Edição: Adalberto Oliveira
Elenco: Gilmar Bolla Oito, Mestre Maia, Seu Nekinho, Mestre Maureliano Ribeiro, Monica Melo, Miriam Melo, Sthe Vieira e Larissa Lira
Trilha Sonora – Gilmar Bolla Oito
Arte gráfica e Ilustrações – AfroG
Festivais, Mostras e Prêmios
* 1º Revela – Festival de Cinema e Música Brasileira em Juiz de Fora (MG) – 22 de janeiro de 2026.
* 19º Curta Taquary em Toritama (PE) – 18 de março de 2026. Melhor Trilha Sonora na Mostra Pernambucana.
* 7º Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre em Serra Negra (PE) – 27 de março de 2026. Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora no Panorama Pernambuco.
* 49ª edição Festival Guarnicê (MA) – 09 a 16 de julho de 2026 (Selecionado)
BIOGRAFIA DO ARTISTA
Pedro Severien é um diretor de cinema, professor, curador e ativista pernambucano. Dirigiu filmes premiados como Canção para minha irmã e Loja de Répteis, exibidos em festivais nacionais e internacionais. Seu primeiro longa Todas as cores da noite (2015) estreou no Slamdance e foi premiado no Festival de Vitória. Fim de semana no paraíso selvagem (2022) recebeu mais de vinte prêmios. É mestre em Produção de Cinema e TV pela Universidade de Bristol e doutor em Comunicação pela UFPE. Severien é autor dos livros Quando as luzes artificiais se apagam e Recife Ocupação Cinema. Sua obra reflete sobre cinema e território, com ênfase na relação entre estética e política. Atua como docente na Unicap, na especialização em Narrativas Contemporâneas da Imagem, e como curador e programador no Cinema São Luiz.
FILMOGRAFIA
Carnaval inesquecível (2007, 08 min)
São (2009, 15 min)
Canção para minha irmã (2012, 17 min)
Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade (2013, 14 min)
Loja de répteis (2014, 18 min)
À margem dos trilhos (em codireção, 2014, 07 min)
Recife, cidade roubada (em codireção, 2014, 12 min)
Novo Apocalipse Recife (em codireção, 2015, 05 min)
Todas as cores da noite (2015, 70 min)
Onde começa um rio (em codireção, 2017, 72 min)
Antiproibicionismo JAH!!! (curta em codireção, 2018, 15 min)
Corpo oco (2020, 21 min)
Fim de semana no paraíso selvagem (2022, 108 min)
BIOGRAFIA DA ARTISTA
Lia Letícia pensa seu trabalho a partir de um campo ampliado de arte, na tensão entre práticas artísticas e a sua pretensa autonomia. A construção e conflitos advindos dessa reflexão engendram suas obras. Artista visual, explora a pintura em diversos suportes, inclusive o audiovisual. Como co- diretora realizou a série BRASIL VISUAL e o longa NÃO SOU OBJETO DE RECORDAÇÃO. Sua mais recente obra, MAR DE DENTRO, foi premiado como Melhor Curta e Direção no Festival de Brasília, além do Prêmio Zózimo Bulbul de Melhor Curta. Faz parte da consultoria curatorial da próxima mostra do Museu da Abolição/PE, recentemente realizou a exposição solo TUDO DÁ, no MAMAM-PE. Participa do Negritude do Audiovisual e da APAN.
FILMOGRAFIA
Mar de Dentro (2025) – Curta
Não sou objeto de Recordação (2026) – Longa
Brasil Visual (2024) – série/13 ep
Dorme Pretinho (2022) – Curta
Per Capita (2021) – Curta
Diva (2021) – Curta
Queda (2021) – Curta
Feliz Navegantes (2021) – Curta
De Todos os Lugares, O Mundo (2020) – Curta
Thinya (2019) – Curta
Terra Não Dita, Mar não visto (2017) – Curta
Encantada (2013) – Curta
Orwo Foma (2012) – Curta
ROTEIRO COMPLETO DA OBRA
CLIPES, VÍDEOS E ARTIGOS DE REFERÊNCIA
Cultura Suburbana de Peixinhos: Entre o Popular e o Pós-moderno
Artigo por Michelle Pequeno de Azevedo
Maureliano: o homem dos tambores de maracatu
Texto por AD Luna
O FUTURO SERÁ NEGRO OU NÃO SERÁ
Artigo por Kênia Freitas e José Messias
Mangue, raça e classe: Chico Science & Nação Zumbi e o debate sobre questão racial
Artigo por Renato Shakur
